domingo, 29 de março de 2015

Harmonia entre sons e números

A matemática é uma ciência fantástica, através dela, é possível explicar vários temas e provar muita coisa. Ela nos ajuda a entender o mundo a nossa volta, e para qualquer lugar que olharmos podemos encontrá-la, como nos cantos de um móvel, no troco do supermercado e até mesmo na música. Vamos entender um pouco mais sobre isso?




A importância da Matemática na Música está presente desde o conceito mais básico do que é "som musical" e do que é "ritmo". Os sons com os quais podemos criar nossas músicas constituem o que chamamos de "escala musical". 

Eles são definidos a partir de relações matemáticas muito precisas e, quando combinados de determinadas maneiras, podem produzir resultados agradáveis aos nossos ouvidos. Essas relações matemáticas, junto com as características intrínsecas das vibrações sonoras, são a base para a "harmonia" na superposição dos sons musicais. 

Por outro lado, a maneira como encadeamos os sons em nossas músicas também segue regras com fundamentos matemáticos. Todos os tipos de "ritmos" que podemos conceber musicalmente obedecem a algum tipo de divisão fracionária, cuja característica sempre está vinculada a um determinado gênero artístico ou a um tipo de cultura. 

Conhecer essas influências matemáticas é, antes de tudo, conhecer a essência da própria Música. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário