segunda-feira, 30 de março de 2015

Fenômeno Sonoro

Mas afinal o que é o fenômeno sonoro? Podemos especificar em duas abordagens diferentes que são relevantes ao nosso estudo. A ACÚSTICA FÍSICA que estuda a natureza do fenômeno sonoro, e a PSICOACÚSTICA que trata da percepção do som pelos nossos sentidos.

As duas disciplinas estão dentro do estudo da Ondulatória. Uma parte da Física que estuda os fenômenos que se apresentam em formas de ondas. Existem dois tipos básicos de fenômenos que se comportam dessa maneira: ondas mecânicas, que atuam no nível das moléculas (ar, no caso do nosso estudo), cujo fato perceptivo associado é o som e as ondas eletromagnéticas, causadas pelo movimento de partículas subatômicas (fóton, por exemplo), cujos fatos perceptivos associados são, principalmente, a luz e as cores.

Vamos focar no fenômeno físico SOM e como ele é percebido pelo ser humano.


SOM - O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou ONDA MECÂNICA; esta onda é longitudinal,  e se propaga de forma circuncêntrica (ou seja é tridimensional) apenas em meios materiais (sólidos, líquidos ou gases). Não é possível perceber o som, se não existir um meio material entre o corpo que vibra e o nosso ouvido. Todo som é gerado pela vibração de um corpo que exerce pressão em algum meio e propaga-se por esse meio em forma de ondas.
Introdução à Psicoacústica

A Psicoacústica é o estudo de como o ser humano percebe o fenômeno sonoro.

De forma mais comum, devido à propagação no ar, a maioria dos sons chega aos nossos ouvidos, onde há uma estrutura que recebe essas vibrações, interpreta-as e envia-as ao cérebro, gerando a nossa percepção do som.

Esquema representando a audição humana.

Nossos ouvidos são dotados de configurações anatômicas que permitem receber a informação e identificar a sua direção.

O entendimento do comportamento do som passa pelo estudo do comportamento das ondas e de como nosso organismo as recebe. As partículas presentes no meio, onde uma onda se propaga, não acompanham o movimento da onda, elas apenas vibram localmente e transmitem as vibrações às partículas vizinhas pelo contato. Pelas descrições, percebemos que a vibração é o fato característico que promove o som. Por VIBRAÇÃO entende-se o movimento de um ponto que oscila em torno de outro ponto ou linha de referência. A ciência pode hoje apontar certas características físicas de um som musical que o distingue de sons que são apenas ruídos. Neste ponto que trigonometria faz sua entrada ao ajudar trazer algo que parece apenas um ruído se torne algo melodioso e harmônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário